Projeto Aprendendo a ler o mundo

"Acreditamos ser o livro um dos instrumentos essenciais para o crescimento do indivíduo. Através dele, aprendemos a compreender o mundo no qual estamos inseridos, aprendemos a refletir e a criticar com critérios e sabedoria."

PROFA. AURICÉLIA ALVES, COORDENADORA PEDAGÓGICA DO LICEU DE ESTUDOS INTEGRADOS E AUTORA DESSE PROJETO

Um dos mais importantes objetivos do processo ensino-aprendizagem é ampliar no aluno o interesse pela leitura e proporcionar a sua formação como leitor competente. O letramento é componente indispensável da evolução do ser humano, que faz parte de uma sociedade que precisa ser compreendida por ele e onde ele precisa se movimentar com bem-estar e com francas oportunidades de realização pessoal. É justamente aí onde entra a função social da leitura. Um leitor competente é aquele que compreende o mundo que o cerca, em seus aspectos sociais, políticos, históricos, culturais... por isso, a Escola representa um espaço privilegiado para o desenvolvimento de práticas e projetos pedagógicos que direcionem para a construção de contextos que favoreçam a aprendizagem e, consequentemente, a compreensão do mundo. A importância de desenvolver habilidades que sustentem, no aluno, a necessidade de aprender a aprender conduz a momentos de uma leitura socializada, compartilhada e discutida, ferramentas fundamentais para uma aprendizagem significativa e satisfatória.

O Projeto APRENDENDO A LER O MUNDO, que engloba as Manhãs de Leitura, passa a ter, a partir de do mês de agosto/2011, um novo item de incentivo à leitura: “CLUBE DE LEITORES”.

As MANHÃS DE LEITURA acontecem a cada última sexta-feira do mês, quando toda uma ambientação é cuidadosamente preparada, inclusive os espaços físicos, que recebem conforto e ludicidade. O projeto explora intensamente os momentos de leitura e os conteúdos formais e temáticos dos diversos gêneros textuais que constituem o nosso universo da comunicação e expressão. Além disso, outras práticas enriquecem o projeto: produção de textos, desenvolvimento da oralidade, dramatizações e produções artísticas, habilidades de suma importância para o crescimento do indivíduo reflexivo e formador de opiniões. Ao longo do ano letivo, as aulas de Redação dão continuidade ao projeto.

O CLUBE DE LEITORES, diferente das Manhãs de Leitura, está aberto, inicialmente, somente para os alunos do 5º ano que queiram participar e tem como objetivo a discussão mais aprofundada de livros, que serão lidos durante um período previamente combinado entre todos os participantes.

Enfim, só lendo se descobre o prazer de ler para compreender o texto, instigando a crítica e o desenvolvimento intelectual e humano do aluno.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail as novidades do Liceu de Estudos Integrados.

Instagram Liceu
siga-nos no instagram
Mural de recados
curta-nos no facebook